O Balão Vermelho na construção do conhecimento

Aprender com motivação, tornar interessante o que se ensina é a garantia que, nessas condições, a aprendizagem resultará em atitudes positivas para continuar aprendendo.

Esse é um objetivo essencial, de educação para toda a vida, que assumimos como desafio. Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:

Desenvolver a aprendizagem pela construção de conhecimentos, e não via transmissão e memorização.

Ter o professor como mediador entre o aluno e o saber, atuando em situações didáticas que levam o aluno à reflexão.

Capacitar o aluno para o exercício da autonomia, o que implica em aprender a respeitar a liberdade individual, sem discriminações.

Aproximar as práticas escolares dos usos sociais, de modo que a apropriação de instrumentos culturais, tão importantes para o exercício da cidadania, faça sentido para os alunos.

Um lugar para a construção do conhecimento

Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.

SEGURANÇA

Fazemos o monitoramento de alarmes e câmeras nas duas unidades, sendo 56 câmeras na Unidade Praça do Papa e 42 câmeras na Unidade Bandeirantes.

CORPO EM MOVIMENTO

Oferecemos atividades extracurriculares realizadas no turno da noite, com modalidades como: capoeira, balé, judô, futebol, circo, tai chi chuan, yoga, storytelling e jogos teatrais.

GOOGLE FOR EDUCATION

Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.

SUSTENTABILIDADE

Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Quadra de circo

Espaço destinado à prática de atividades pedagógicas, tais como, recreação, oficina de circo, jogos e brincadeiras.

Quadras esportivas

Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.

Pátio das pedras

Usado para promover a interação entre as crianças, para o horário de lanche, para a exposição de trabalhos artísticos e para a convivência de alunos e professores da escola.

Galeria

Espaço para a prática de atividades pedagógicas, reuniões, exposições de trabalhos das crianças e exposição das pesquisas realizadas pelos grupos de alunos.

Biblioteca

Ambiente organizado para a leitura literária das crianças e diversos tipos de pesquisas discentes e docentes.

Pátio do arvorismo

Destinado às brincadeiras, movimento e corporeidade. O local oferece inúmeros desafios onde as crianças precisam criar estratégias corporais para a utilização dos brinquedos que lá estão.

Laboratório

Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos projetos de pesquisa acontecidos na sala de aula

Sala de dança

Espaço destinado às atividades de dança, movimentos corporais e jogos que envolvem a corporeidade.

Sala de teatro

Local ambientado para os jogos teatrais e atividades de expressão artística e corporal.

Sala de música

Sala acústica equipada com aparelhagem e instrumentos utilizados nas aulas de música, oficina de sons e ampliação da cultura musical dos alunos.