A Balão Vermelho e o ensino desfragmentado

Nossa proposta rompe o ensino fragmentado resultante da estrutura curricular por disciplinas e adota uma abordagem globalizada dos conteúdos, interligando experiência escolar e vida.

Ao invés de vários professores por disciplinas, os alunos têm três educadores referência, responsáveis por cada um dos eixos temáticos, norteadores do currículo da escola. Tendo o ensino construtivista como centro da nossa proposta pedagógica, visamos:

Influenciar para que os alunos construam coletivamente o seu conhecimento sobre o mundo em que vivem.

Desenvolver autonomia para formar cidadãos capazes de analisar os acontecimentos da atualidade com pensamento crítico;

Capacitar os alunos à reflexão, envolvendo-os no ambiente que os cerca, em toda a sua diversidade e complexidade, para que se sintam responsáveis por promover a transformação no mundo.

Desenvolver o conhecimento sobre si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento.

Turmas do ensino fundamental II


ANO


ANO


ANO


ANO

Um lugar para a construção do conhecimento

Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.

SEGURANÇA

Fazemos o monitoramento de alarmes e câmeras nas duas unidades, sendo 56 câmeras na Unidade Praça do Papa e 42 câmeras na Unidade Bandeirantes.

CORPO EM MOVIMENTO

Oferecemos atividades extracurriculares realizadas no turno da noite, com modalidades como: capoeira, balé, judô, futebol, circo, tai chi chuan, yoga, storytelling e jogos teatrais.

GOOGLE FOR EDUCATION

Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.

SUSTENTABILIDADE

Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Quadras

Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.

Biblioteca

Ambiente organizado com livros adequados para empréstimos, leituras e pesquisas dos alunos e professores da escola.

Laboratório

Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos professores da área das Ciências da Natureza.

Sala de música

Sala acústica equipada com aparelhagem e instrumentos utilizados nas aulas de música, oficina de sons e ampliação da cultura musical dos alunos.

Auditório

Espaço utilizado para reuniões com as famílias, peças de teatro, dança e atividades diversas.