Quais são as principais metodologias de ensino?

Na hora de escolher uma escola, um dos maiores desafios enfrentados pelos pais - ou demais responsáveis pela criança - é entender quais são as principais metodologias de ensino e como escolher o método mais adequado para o seu filho.

Isso porque, nem sempre, um método de ensino que funciona muito bem para determinados alunos será capaz de proporcionar o mesmo desempenho à outros.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de te ajudar a lidar com este impasse.

Então, se você está passando por este momento e quer saber mais sobre como enfrentar o revés da melhor maneira possível, acompanhe o conteúdo a seguir!

O que são as metodologias de ensino?

O que são as metodologias de ensino?

A palavra metodologia tem origem no termo que vem do latim "methodus" e o seu significado está relacionado a forma de direcionamento dada para a realização de um objetivo. 

Desta forma, o vocábulo se difundiu no ambiente educacional indicando o campo onde o modo como o conhecimento é produzido é estudado.

Sendo assim, as metodologias de ensino compreendem todos os modelos utilizados pelos educadores para que os alunos sejam capazes de se desenvolverem e ampliarem os seus conhecimentos.

Cada instituição de ensino utiliza um método para atingir tal objetivo e cada professor busca direcionar os alunos ao aprendizado da melhor forma seguindo as diretrizes da escola.

Dado o contexto, é perceptível que a metodologia de ensino diz respeito aos critérios que moldam a forma como os educadores ministram as suas aulas e influenciam no modo como os alunos irão assimilar o conteúdo e produzir conhecimento.

Diversos tipos de ferramentas podem ser utilizadas neste processo. Desde as mais tradicionais como a leitura, até aquelas consideradas mais inovadoras, como os recursos visuais, sonoros ou performáticos.

A metodologia de ensino guiará então os educadores neste processo - podendo indicar formas de ensino e até mesmo os recursos de aprendizagem, como dissemos. Assim, como responsável pela criança, você será capaz de conquistar a tranquilidade a respeito do que é ensinado ao seu filho e como o processo de ensino e aprendizagem se dá.

Ao identificar a metodologia de ensino mais adequada para o seu filho, será possível analisar se a instituição de ensino coloca em prática a sua missão, a sua visão e os seus valores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Desse modo, você garantirá que a criança será educada a partir dessas diretrizes e também que será motivada pelos princípios daquele método de ensino na busca pelo seu desenvolvimento como aluno e como ser humano.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é uma metodologia de ensino, é preciso entender que inúmeros e diferentes métodos pedagógicos podem ser aplicados. A seguir abordaremos brevemente sobre como alguns deles funcionam. Acompanhe!

Quais são as principais metodologias de ensino?

Quais são as principais metodologias de ensino?

Optar pela linha pedagógica de uma instituição de ensino é definir de que forma o seu filho irá receber o conteúdo fundamental para o seu aprendizado e também a forma como ele será cobrado por isso adiante - especialmente em tempos de extrema conectividade, em que, desde cedo, as crianças lidam com o excesso de informação e precisam desenvolver o senso crítico para segmentá-las.

As linhas pedagógicas se distinguem de várias maneiras, as diferenças mais evidentes estão na forma em que o conteúdo é abordado e no papel que os professores desempenham em sala de aula. 

Para te auxiliar durante o processo de escolha da metodologia de ensino mais adequada para o seu filho, listamos abaixo um breve panorama sobre as principais. Confira! 

O método de ensino tradicional

A metodologia de ensino tradicional é a mais disseminada no país - e no mundo. Consiste, basicamente, no ensino centrado na figura do professor, em uma relação de exposição de conhecimento e cobrança é completamente vertical.

Além das aulas expositivas, existe uma pressão por resultados mensuráveis e há reprovação dos alunos que não obtêm desempenho suficiente a partir desta diretriz.

O método de ensino construtivista

Ao contrário da metodologia de ensino tradicional, o método de ensino construtivista coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, fazendo com que ele desempenhe um papel ativo na busca por conhecimento na medida em que o senso crítico é estimulado por meio de questionamentos. 

Desta forma, cada aluno tem a oportunidade de ser protagonista do seu próprio processo de aprendizagem e de se desenvolver no seu tempo. Além disso, os estudantes participam da estruturação do currículo que é flexibilizado de acordo com seus respectivos perfis. 

O método de ensino montessoriano

Este método de ensino busca garantir a autonomia máxima do aluno sobre o processo de aprendizagem. Neste contexto, os pais e professores se tornam apenas facilitadores do conhecimento, disponibilizando meios para que os alunos escolham os temas de interesse para que possam ser pesquisados e estudados.

Em relação à faixa etária, as classes são mistas, ou seja, alunos de diferentes idades podem ter interesses de aprendizagem semelhantes. Os principais objetivos desta metodologia de ensino é estimular a criatividade e a independência dos alunos.  

O método de ensino waldorfiano

A metodologia de Waldorf incentiva a imaginação e a criatividade, direciona os alunos ao pensamento autônomo e entende que o desenvolvimento e a compreensão dos seres humanos, relacionados aos mais diferentes âmbitos, precisam levar em conta a individualidade de cada aluno.

Esta metodologia de ensino prioriza as atividades que incentivam o pensar, o agir e o sentir - e considera fundamental o equilíbrio entre a atividade intelectual e a prática, entre o esforço e o descanso.

O método de ensino sócio-interacionista

Esta metodologia de ensino considera que é por meio da interação entre o sujeito e a sociedade que o processo de aprendizagem se dá. Sendo assim, o método de ensino sócio interacionista entende que o ser humano pode modificar o ambiente e que o ambiente é capaz de modificar o ser humano.

No contexto escolar, o educador assume o papel de mediador para incentivar os progressos que teriam dificuldade ou não seriam capazes de ocorrer espontaneamente.

Como escolher uma metodologia de ensino?

Como escolher uma metodologia de ensino?

Antes de tudo, conforme dissemos inicialmente, é importante ressaltar que não podemos generalizar e eleger uma metodologia de ensino como sendo a melhor ou a mais eficiente.

Na verdade, o que acontece de fato é que algumas metodologias de ensino se mostrarão mais adequadas às necessidades de aprendizagem do seu filho em relação a outras. Por isso, a decisão sobre qual metodologia de ensino oferecer à criança precisa ser coerente - evitando assim problemas futuros.

Com o objetivo de te ajudar a escolher a metodologia ideal para o seu filho, vamos apresentar, a seguir, alguns fatores que precisam ser levados em consideração no momento de decisão. Confira!

Conheça todas as suas possibilidades

Sabendo quais são as necessidades de aprendizagem do seu filho, o processo de escolha sobre qual metodologia de ensino será a mais adequada à ele se torna mais fácil.

Neste momento, não se contente com pesquisas superficiais. Busque por informações sobre tudo a respeito dos métodos selecionados como opções. Entenda sobre o propósito da criação de cada um deles e sobre como é a rotina nas instituições que aderiram às respectivas propostas pedagógicas.

Entenda quais são as diretrizes de cada escola

Ao ter em mente qual é o melhor método de ensino para o seu filho, é chegada a hora de escolher uma instituição de ensino adequada para matriculá-lo, certo?

Sim! Mas ao escolher uma escola, é preciso validar se as diretrizes propostas estão em conformidade com as atividades prestadas. Deste modo, é preciso analisar minuciosamente - e com proximidade - se existem ou não incoerências que possam colocar a instituição em descrédito.

Considere fazer testes

Dependendo da situação em que você se encontra e do tipo de impasse que tem em mãos, fazer alguns testes pode ser a solução para os seus problemas.

A melhor forma de verificar como as metodologias de ensino são recebidas pelos alunos é estando diante desta realidade. 

Ao conversar com uma instituição de ensino, entenda se há espaço para, além de visitar e conhecer a estrutura física, acompanhar algumas atividades como observador. Assim, certamente você terá uma visão mais adequada sobre toda a prática oferecida.

Independente da instituição ou da metodologia de ensino escolhida, o mais importante é garantir que a criança terá condições de se adaptar e se integrar à escola e à proposta pedagógica.

Para isso, é fundamental observar o comportamento do seu filho diante de cada abordagem e buscar entender e acompanhar o seu desenvolvimento como aluno e como ser humano.

Gostou de entender melhor sobre quais são as principais metodologias de ensino? Então aproveite para entender melhor sobre como escolher uma escola infantil para o seu filho!