O que são metodologias ativas?

Em uma sala de aula que utiliza metodologias ativas, os alunos devem refletir, criar e resolver problemas, ao invés de apenas ouvir passivamente o que é dito pelo professor.

As técnicas e estratégias de metodologias ativas são pensadas para desenvolver diferentes habilidades dos alunos, incluindo o senso crítico, e podem ser utilizadas em atividades pontuais ou também podem preencher completamente o tempo das aulas.

Então, se você quer entender melhor sobre o que são metodologias ativas, confira o conteúdo que preparamos para você!

O que são metodologias ativas?

O que são metodologias ativas?

O conceito de metodologias ativas existe desde o início dos anos 90. Embora o termo cubra um amplo espectro de diferentes abordagens, seu ponto elementar é a centralidade do aluno. 

Desta forma, o principal objetivo das metodologias ativas é colocar a responsabilidade do aprendizado nas mãos dos próprios alunos.

É exatamente o oposto do aprendizado passivo, onde a relação entre o aluno e o educador se parece com a de um aprendiz e um mestre. Neste caso, o professor dá aulas enquanto o aluno apenas memoriza e assimila.

Os métodos ativos de aprendizagem, por outro lado, designam o papel de facilitador para o professor, que atua como um guia. A tarefa do educador é permitir que os alunos aprendam por conta própria através do uso de diferentes atividades.

As abordagens passivas empregadas para a geração passada de alunos estão agora obsoletas. Salas de aula e palestras tradicionais estão lentamente se tornando uma coisa do passado. As metodologias ativas mudaram os caminhos para o aprendizado.

Tendo tudo isso em mente, o maior desafio do educador é atender efetivamente às necessidades de aprendizado dessa nova geração de alunos.

Isso exige que eles promovam um ambiente de aprendizado ativo e se mantenham atualizados sobre as abordagens modernas de aprendizagem.

As vantagens das metodologias ativas

As vantagens das metodologias ativas

Há uma infinidade de estudos sobre os benefícios das metodologias ativas. Eles provam que, em geral, os alunos participantes deste tipo de abordagem se desenvolvem melhor.

Além disso, a construção do pensamento crítico e a solução de problemas são outros dois benefícios.

O pensamento criativo, as habilidades colaborativas e interpessoais também mostram grandes melhorias quando métodos ativos de aprendizado são implementados.

Os benefícios mais importantes, porém, têm algo a ver com a motivação do aluno. Isso então nos leva à próxima questão sobre métodos de aprendizagem ativos: como promover a aprendizagem ativa?

Como promover a aprendizagem ativa?

Como promover a aprendizagem ativa?

O elemento mais importante do sucesso ao estabelecer um ambiente de aprendizagem ativa é a motivação.

Estudos têm demonstrado que a aprendizagem ativa resulta em um maior entusiasmo para os alunos e para os educadores. 

Desta forma, o aprendizado ativo também melhora a percepção e a atitude dos alunos em relação à alfabetização da informação. Essas são características fundamentais no estabelecimento de um ambiente de aprendizado ativo.

Além disso, promover um ambiente que valorize os métodos ativos de aprendizagem não é apenas responsabilidade de alguns educadores, é preciso que haja a participação ativa de toda a instituição no processo.

Para que você possa ter uma visão mais ampla sobre as práticas, confira a seguir alguns exemplos de atividades que envolvem metodologias ativas de aprendizado.

Exemplos de atividades que envolvem metodologias ativas

Exemplos de atividades que envolvem metodologias ativas

Salas de aula colaborativas

As salas de aula colaborativas tornam o processo de aprendizagem muito mais atraente.

Geralmente, este tipo de sala de aula contempla a diversidade entre os alunos e isso enriquece ainda mais o debate e o conhecimento.

Mapeamento mental e brainstorming

Essas duas abordagens também podem ser classificadas sob métodos de aprendizado ativo. O mapeamento mental e o brainstorming são metodologias básicas para qualquer atividade de solução de problemas. 

Nelas, os alunos criam ideias e as compartilham. Em grupo, os alunos selecionam as melhores e as utilizam para encontrar uma solução para a questão proposta.

Propostas de desafios

Aqui está outra atividade divertida e atraente que envolve o uso da base de conhecimento de cada aluno. Os desafios geralmente começam com uma questão. A tarefa do aluno é encontrar o recurso apropriado para resolver o problema.

Tudo isso, não apenas familiariza os alunos com a disciplina, mas também os prepara para lidar com os cenários reais e os desafios do mundo.

Interpretação de papéis

A dramatização de papéis também é outra abordagem eficaz, baseada em métodos de aprendizagem ativos. 

A dramatização de papéis simula uma situação da vida real que requer habilidades de resolução de problemas.

Dados para solução de problemas

Este exercício é uma das estratégias de aprendizado ativo mais eficazes!

O educador atribui um estudo de caso, de preferência retirado de cenários comuns aos alunos. Os alunos, por sua vez, entendem os dados e usam os recursos disponíveis para resolverem o caso.

O método de quebra-cabeças

O método Jigsaw é outra abordagem que colhe plenamente os benefícios da participação ativa e do aprendizado colaborativo. 

Nessa abordagem, os alunos recebem uma “peça do quebra-cabeças” que precisam resolver por conta própria. Depois disso, eles precisam colaborar com outros alunos para finalmente concluir o quebra-cabeças.

Essa abordagem pode ser um bom complemento para a interpretação de papéis e o uso de dados, não apenas para resolver problemas maiores, mas também para os participantes vislumbrarem o panorama geral.

É um bom exercício para permitir que os alunos realizem seu papel em um cenário amplo, fazendo trabalho individual e colaborativo e entendendo como tudo isso faz parte de um processo.

A "sala de aula invertida"

A sala de aula invertida é um termo relativamente novo no setor de aprendizagem. As lições são "invertidas", o que significa que a maior parte do trabalho, como leitura e pesquisa, é feita fora da sala de aula.

Isso contrasta com a abordagem tradicional, na qual a maior parte do tempo da aula é usada para palestras e as atividades são atribuídas como lição de casa.

Inverter a sala de aula deixa mais tempo para que o educador possa implementar métodos de aprendizagem ativos durante o horário das aulas. 

Sendo assim, esse conceito trabalha para fazer o uso eficiente do tempo em sala de aula.

Aprendizagem baseada em jogos

A aprendizagem baseada em jogos é, sem dúvidas, a mais divertido entre todos os métodos ativos de aprendizado.

A aprendizagem baseada em jogos, ou a gamificação, transforma o processo de aprendizagem em um uma lógica de jogo. Para isso, é preciso aplicar os três elementos da gamificação - a conquista, a competição saudável e a diversão.

Ainda existem inúmeras atividades para os métodos ativos de aprendizagem capazes de beneficiar as práticas pedagógicas - estes foram apenas alguns exemplos.

Desta forma, podemos concluir que as metodologias ativas são modelos de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação do aluno de forma integral no processo de aprendizagem e tudo isso faz com que o processo educativo seja otimizado e, consequentemente, mais bem-sucedido.

Gostou de saber sobre o que são metodologias ativas? Então aproveite para entender melhor sobre como escolher uma escola infantil para o seu filho!