Princípios Construtivistas

O construtivismo é um modelo teórico que reconhece, entre outros, a interação como necessária para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem, promovendo os aspectos cognitivos, sociais e afetivos dos indivíduos.

A partir do objetivo comum em promover a educação de qualidade, com colaboração e autonomia, a Escola Balão Vermelho e o Colégio Mangabeiras, que compõe o Grupo Balão Vermelho, integram os Grupos Bahema e Critique, referências do ensino construtivista. Saiba mais sobre eles:

CRITIQUE:

A ARTE DE DISCERNIR

GRUPO BAHEMA

Missão do Grupo Balão Vermelho

Promover o protagonismo e a alteridade por meio de saberes e culturas para transformar a realidade e contribuir para um mundo mais crítico, sustentável e justo.

Visão do Grupo Balão Vermelho

Ser reconhecida, nacionalmente como uma instituição destaque por sua metodologia de ensino ancorada em pesquisa, cultura e formação de pensamento crítico.

Valores do Grupo Balão Vermelho

Acolhimento

Escutar o outro em suas características e questões individuais procurando possíveis caminhos.

Autonomia

Desenvolver o senso crítico e independência de pensamento por meio de experiências e responsabilidades para a emancipação do indivíduo.

Compartilhamento

Promover momentos de trocas uns com os outros respeitando as diversidades e ampliando o aprendizado próprio.

Comprometimento

Ser atento e responsável consigo, com o outro e com o mundo.

Cultura

Ter como referência a história, os processos, as construções e o legado como maior diferencial da humanidade que ajusta a compreensão do mundo, do que fazemos de nós mesmos e do outro.

Ética

Ter senso de justiça e honestidade perante valores sociais em que estamos inseridos.

Pensamento Crítico

Desenvolver, por meio de análise de conhecimento e visões diversas, a capacidade de construir e posicionar ideias.

Singularidade

Garantir que as diferenças sejam respeitadas, escutadas e fontes de troca e inspiração.

Sustentabilidade

Promover a formação ampla e complexa construindo uma cultura de práticas sustentáveis em todas as esferas da humanidade.

História do grupo

Em 1972, sob forte influência do ideário político pedagógico daquele momento histórico e tendo como principal referência o mestre Paulo Freire, inauguramos as atividades na Escola Balão Vermelho. Como proposta, a adoção de uma linha pedagógica alternativa, baseada em reflexões permanentes sobre as questões teóricas e práticas, ligadas ao processo ensino aprendizagem.

Nessa perspectiva, um projeto político pedagógico comprometido com a contemporaneidade dos alunos precisa ser aberto. Ou seja, precisa contemplar toda a diversidade de experiências relativas a crenças, valores, preconceitos, hábitos e maneiras de ser e estar no mundo. A construção do nosso currículo se coloca, basicamente, como uma questão de escolhas, diante de uma pergunta indispensável: Que alunos queremos formar?

Grupo Balão Vermelho

O grupo Balão Vermelho é composto pela Escola Balão Vermelho e pelo Colégio Mangabeiras Parque, saiba mais sobre a nossa estrutura.

Sempre Balão Vermelho

A gente sabe que existem laços que duram para toda vida. Aqui no Balão Vermelho cada aluno faz parte da construção de um pedaço de nossa história. Exatamente por isso, queremos sempre estar sempre perto, mantendo nosso relacionamento.

Se você é nosso Ex-Aluno, cadastre-se para mantermos contato. Queremos poder celebrar suas conquistas e também contar de nossas ações para você vir participar com a gente!

Venha conhecer o Grupo Balão Vermelho

Estamos prontos para te receber.

  • Apresentação de todos os espaços da unidade.
  • Informações sobre a instituição de ensino e a rotina do aluno.
  • Visitas guiadas por tutores e assistentes de coordenação.
  • Atendimento exclusivo por família.
  • Tempo estimado de visita: 60 minutos.

Agende sua visita