Um olhar diferenciado sobre a aprendizagem

O Ensino Médio é marcado pela na fase da vida onde os questionamentos sobre o mundo, o futuro e os desejos surgem com maior intensidade.

Oferecer uma educação que discuta a diversidade, a solidariedade, a ética e os valores, possibilitando aos jovens um futuro responsável, sustentável e honesto é o que norteia os princípios do Colégio Mangabeiras Parque. Por isso, temos em nossa proposta pedagógica:

Proporcionar ao aluno experiências que possam contribuir para a afirmação da sua identidade e para sua escolha assertiva da trajetória acadêmica e profissional.

Buscar o desenvolvimento de habilidades para a construção da autonomia do estudante como pesquisador.

Preparar o aluno para os desafios dos exames externos e entrada na universidade.

O Ensino Médio acontece em uma  fase da vida em que os questionamentos sobre o mundo, o futuro e os desejos surgem com maior intensidade. Tendo isto em vista, proporcionar uma educação que discuta a diversidade, a solidariedade, a ética e os valores, possibilitando aos jovens um futuro responsável, sustentável e honesto, é o que norteia os princípios do Colégio Mangabeiras Parque.

 

 

 

 

O Ensino Médio do Grupo Balão Vermelho, ao mesmo tempo em que atende às especificidades do segmento final da educação básica, busca constante alinhamento com os princípios básicos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, oferecendo um olhar diferenciado no processo ensino/aprendizagem em que o aluno é o centro da construção do conhecimento. Nos três anos deste segmento busca-se atingir os seguintes objetivos:

 

 

 

1- Proporcionar ao aluno uma vivência de experiências que possa contribuir para a afirmação da sua identidade e para sua escolha assertiva da trajetória acadêmica e profissional;

2- Buscar o desenvolvimento de habilidades para a construção da autonomia do estudante pesquisador;

3- Preparar o aluno para os desafios dos exames externos e entrada na universidade.

Principais projetos:

IDENTIDADE E ESCOLHA PROFISSIONAL

Projetos Interdisciplinares, Desafio Diplomático, POP – Programa de Orientação Profissional com palestras e estágios experimentais, Arte e Ciência, Saber Mais, Viagens pedagógicas (Pantanal, Amazônia, Cerrado), Responsabilidade Social, Semanas do Meio ambiente, Literária e da Ciência e Tecnologia.

ESTUDANTE PESQUISADOR

Investimento no pensamento científico, Trabalho de Iniciação Científica com banca de avaliação e visitas a laboratórios de pesquisa (SIRIUS, CERN, Universidades).

ENTRADA NA UNIVERSIDADE

Desenvolvimento de habilidades e competências para resolução de questões e problemas, aulas interdisciplinares, simulados, acompanhamento personalizado do desempenho em cada área do conhecimento em todo o Ensino Médio, participação em Olimpíadas do Conhecimento, foco na leitura, interpretação, bem como produção de textos.

 

PRINCIPAIS PROJETOS

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho de pesquisa científica realizado pelas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Os alunos escolhem um tema no início do ano e desenvolvem-no em grupo, com a ajuda de um professor-orientador. Além de aproximar o estudante do papel de investigador, a iniciação científica proporciona contato com o formato do estudo científico e a vida universitária.

POP – PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 

O Programa de Orientação Profissional tem como objetivo auxiliar o aluno na sua escolha profissional. A convite do Colégio, profissionais de diversas áreas compartilham suas vivências, apresentam sua área de atuação e dão dicas de como um profissional de sucesso deve se capacitar para entrar no mercado de trabalho.

A participação em eventos nas universidades e os estágios de observação são ações que aumentam o repertório e aprofundam o conhecimento dos alunos sobre áreas de seu interesse. 

ENEM FAMÍLIA

Oportunidade para que alunos e familiares participem juntos de um teste com questões do ENEM. A discussão sobre os conteúdos e a troca entre as gerações promove ambiente de aproximação e sentimento de parceria nesse momento único da história dos alunos.

 

 

 

DESAFIO DIPLOMÁTICO

Proposta que trabalha habilidades nas áreas do Direito e das Relações Internacionais,   possibilitando aos alunos experiência para sua formação. O projeto consiste na formação de comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais) que servem de palco para discussões de temas relevantes da agenda internacional. Os alunos transformam-se em delegados que defendem interesses do cargo a eles atribuídos. Esta simulação da ONU tem continuidade com a participação na MINIONU, organizada pela PUC Minas.

CINEMA COMENTADO

Sessões mensais de cinema que têm como principal objetivo a discussão do fundo histórico e dos contextos social e científico do filme. Acontece como atividade extracurricular.

PANTANAL AMAZÔNIA

Trabalhos de campo que ocorrem na 1a e 2a séries, em que os estudantes experimentam a imersão nos ambientes pantaneiro e amazônico. Durante uma semana, os alunos, além de aprofundarem seus conhecimentos das áreas das Ciências da Natureza e Humanas, conhecem de perto estes biomas e sua realidade social.

OLIMPÍADAS EXTERNAS

Todos os anos, os alunos, voluntariamente, participam das Olimpíadas Nacionais de Ciências. Esta é uma forma de acolher o interesse específico e de ter um parâmetro externo do desempenho dos alunos.

O NOVO ENSINO MÉDIO

De forma coerente com o que entendemos como educação, e seguindo tendências e diretrizes do MEC, o Novo Ensino Médio do Colégio Mangabeiras Parque busca complementar o currículo das disciplinas básicas e obrigatórias com um currículo mais flexível, numa iniciativa que denominamos como Itinerários Formativos.

Nos Itinerários Formativos, os estudantes podem escolher, de acordo com seus interesses, aptidões ou objetivos, alguns caminhos que serão traçados ao longo dos anos do Ensino Médio. Os estudantes, da 1ª e 2ª séries, podem escolher entre as possibilidades voltadas para o campo das Humanidades, com tópicos em Política e Comunicação, campo das Ciências Naturais, com tópicos em Biotecnologia e Física Moderna e ainda no campo do mundo do trabalho como Empreendedorismo, Tecnologia e Educação Financeira..

Essa combinação das disciplinas obrigatórias com um currículo mais flexível tem como objetivo aprofundar a aprendizagem nas áreas de maior interesse do estudante e também consolida uma formação mais integral, ao oferecer ao aluno, antes de ingressar na universidade, a oportunidade de viver experiências que vão ampliar sua visão de mundo e, também, dos diferentes campos do saber.

Um lugar para a construção do conhecimento

Como uma escola da educação construtiva, entendemos que a trajetória da aprendizagem não é linear. Por isso, nossa estrutura é preparada para o atendimento à diversidade.

SEGURANÇA

Fazemos o monitoramento de alarmes e câmeras nas duas unidades, sendo 56 câmeras na Unidade Praça do Papa e 42 câmeras na Unidade Bandeirantes.

CORPO EM MOVIMENTO

Oferecemos atividades extracurriculares realizadas no turno da noite, com modalidades como: capoeira, balé, judô, futebol, circo, tai chi chuan, yoga, storytelling e jogos teatrais.

GOOGLE FOR EDUCATION

Implantamos as ferramentas Google For Education, promovendo a inovação e a aprendizagem ao testar ideias e desenvolvê-las.

SUSTENTABILIDADE

Interagimos com projetos e comunidades para ampliação da visão de mundo.

Um espaço completo

O espaço é mais um elemento educador, sendo explorado para fins educativos. Assumir posturas investigativas, promover o contato com a natureza, explorar as alternativas do mobiliário e dos pátios, recriar objetos, utilizar diferentes materiais, além de experimentar desafios corporais fazem parte do trabalho pedagógico.

Quadras

Utilizadas para a prática de esportes, atividades festivas e jogos corporais. São duas quadras ao ar livre e uma grande quadra coberta.

Biblioteca

Ambiente organizado com livros adequados para empréstimos, leituras e pesquisas dos alunos e professores da escola.

Laboratório

Utilizado para atividades pedagógicas e experiências incentivadas pelos professores da área das Ciências da Natureza.

Sala de fotografia

Ambiente com estrutura para revelação de fotos, é utilizado pelos alunos do Ensino Médio nas aulas de fotografia.

Auditório

Espaço utilizado para reuniões com as famílias, peças de teatro, dança e atividades diversas.